A Limpeza em Fachadas de Condomínios é um procedimento essencial para a manutenção da boa aparência da edificação, tendo em vista que a fachada é a parte mais exposta do prédio. Porém, esse procedimento acaba sendo uma dor de cabeça para os síndicos e administradores de condomínios, pois a ação é perigosa e, se não realizada com muito cuidado, pode colocar em risco a integridade dos funcionários.
Desta forma, confira abaixo algumas dicas importantes para a Limpeza em Fachadas de Condomínios:
Utilize equipamentos e materiais adequados
Há uma grande variedade de materiais diferentes que podem compor as fachadas de prédios, como pastilhas, cerâmica, pedra, vidro e entre outros. Cada um desses tipos de revestimentos possui suas peculiaridades, portanto, é necessário verificar qual foi utilizado e aplicar os produtos de limpeza adequados. Caso contrário, a fachada pode se danificar ou se desgastar.
Priorize a segurança
A Limpeza em Fachadas de Condomínios deve ser feita com extremo cuidado, tendo em vista que a fachada é o local mais perigoso para se efetuar uma limpeza. Desta forma, o Ministério do Trabalho emitiu uma norma de segurança para trabalhos em altura (a NR35), que é obrigatória tanto para o empregador quanto peara os contratados.
A norma exige o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) e a certificação de que os funcionários são capacitados para essa modalidade de limpeza. Dependendo da altura do prédio, é necessário utilizar técnicas diferentes para garantir a segurança de todos os envolvidos.
Portanto, ao realizar a limpeza da fachada do seu prédio, certifique-se de que todas as exigências sejam cumpridas.
Planeje uma programação de limpeza
Assim como o salão de festas, piscina e outras áreas comuns, a fachada também merece sua devida atenção e deve possuir um cronograma de limpeza, mesmo que seja com menos frequência.
O recomendado por especialistas de limpeza é realizar a Limpeza em Fachadas de Condomínios de três em três anos, entretanto, esse período pode variar de acordo com o revestimento da fachada. Alguns materiais tendem a acumular mais sujidade que outros, ou, se o revestimento for da cor branca ele pode amarelar com facilidade. Desta forma, é mais prático analisar a peculiaridade da sua edificação e traçar um cronograma de limpeza mais preciso.
Pesquise o que a legislação diz sobre a limpeza de fachadas em condomínios
Por ser uma ação delicada e perigosa, a Limpeza em Fachadas de Condomínios envolve diversos dispositivos legais que estabelecem regras de segurança que devem ser rigorosamente cumpridas. O Código Civil Brasileiro, no artigo 1.348, prevê que compete ao síndico a conservação e zelo pelas áreas comuns do condomínio, incluindo a fachada do prédio.
O artigo 10 da Lei dos Condomínios (Lei n.º 4.591/64) estipula que é vetado qualquer condômino realizar mudanças na fachada do condomínio. Entretanto, algumas normas podem variar de acordo com as leis do seu município, desta forma, é extremamente necessário estar atualizado sobre as normas envolvendo a limpeza de fachadas.
Precisa de uma mão para realizar a limpeza da fachada do seu condomínio? A CW é especialista no assunto e está preparada para deixar o seu condomínio mais bonito de se ver.
Confira aqui os nossos serviços em Limpeza de Condomínios Residenciais e Limpeza de Condomínios Comerciais.