Dicas e Notícias 11 de janeiro de 2019

Como Podar Jardins: conheça os diferentes tipos de poda

Postado por daisy

Confira dicas incríveis de como podar jardins!
Saiba como podar jardins e deixe o seu perfeito!

Podar jardins é talvez uma das atividades mais populares e necessárias dentro da profissão de jardineiro. Afinal, é muito aparente quando deixamos o gramado, arbustos, cercas vivas e folhas das árvores crescerem demais, dando aquela aparência de local mal cuidado ou abandonado. Portanto, saber diferenciar os diferentes tipos de poda para cada área do jardim, fazê-la com muita precisão, e entre outros cuidados são essenciais para a realização de um serviço caprichado e de qualidade! Pensando nisso, separamos abaixo algumas dicas de como fazer uma poda bem-feita de acordo com as necessidades do jardim. Confira os diferentes tipos de poda e deixe o seu jardim bonito de se ver!

  • Poda de formação

Este tipo de poda estimula o crescimento e a fortificação da planta, dando uma forma básica de tranco e ramos, retirando os excessos e proporcionando uma distribuição mais equilibrada. Ela geralmente é feita no final do inverno, precedendo a época de chuvas intensas do verão, o que faz a planta receber toda a água necessária no momento certo e cresça com as proporções corretas e propícia a novas brotações.  A base de como podar jardins está principalmente neste tipo de poda.

  • Poda de rejuvenescimento

Já a poda de rejuvenescimento é realizada quando a planta já está com problemas fitossanitários e têm potencial de recuperação por meio da poda. Ela deixa a planta “esquelética”, ou seja, somente com o tronco principal, forçando o nascimento de galhos, ramos e folhas novas e saudáveis. Entretanto, este tipo de poda sozinha pode matar a planta, pois o processo de rejuvenescimento também envolve a aplicação certa de fertilizantes e um bom arejamento do solo. Este tipo de poda deve ser feito com muito cuidado e apenas em situações extremas.

  • Poda das raízes

Já a poda de raízes é mais comum em árvores que possuem crescimento radicular, em que expansão das raízes tendem a quebrar calçamentos. Ela é feita geralmente após as fases de floração e frutificação, quando a planta “hiberna” entre o outono e o inverno e tende a absorver menos nutrientes da terra. Entretanto, somente plantas saudáveis devem ser podadas nas raízes, caso contrário, o indicado é aplicar outro método de renovação, como o transplante ou um reforço a mais na adubação.

  • Poda lateral

Aprender a como podar jardins também é aprender a fazer a poda lateral, uma das mais necessárias para as plantas. Ela atua no controle do tamanho da planta, e pode ser aplicada de acordo com a necessidade, quando ver que elas estiverem crescendo demais. Ela também tem a importante função de dar mais espaço entre as plantas, aumentando assim a aeração e luminosidade do jardim.

Aprender a como podar jardins, mas não têm o tempo necessário para se dedicar à arte do paisagismo? Deixe com a CW! Confira os nossos serviços de Limpeza Pré Mudança e Pós Mudança e veja o seu jardim se transformar!

Compartilhe!

Postado por daisy | 11 de janeiro de 2019 | Tags: #Jardinagem ComoPodarJardins CW CWLimpeza Dicas PodarJardins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *