A casa nova é um verdadeiro sonho, não é mesmo? Mas depois das obras, o que fica é muita bagunça. Por isso, Descubra Aqui Como Fazer a Limpeza Pós-obra de Maneira Eficiente. Preparamos dicas incríveis e muito práticas que te ajudaram durante todo processo. Preparado(a)?
Uma opção para solucionar essa trabalheira é contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço, no caso nós, da CW (conheça mais aqui) a outra é arregaçar as mangas, unir a família e fazer a própria limpeza pós-obra. Confira as dicas de como deixar a casa brilhando sem ter que desembolsar grandes quantias.
Equipamentos de proteção:
Como Fazer a Limpeza Pós-obra de Maneira Eficiente? Primeiramente, você deve se preocupar com a sua segurança e de sua família. Produtos de limpeza são tóxicos, principalmente os destinados para a realização de faxina pesada. Providencie luvas e máscaras de proteção. Isso evitará que entrem em contato com sua pele ou que você inale e corra o risco de se intoxicar. Óculos de proteção também são importantes para evitar respingos nos olhos. Além de todos esses cuidados, o uso de uma bota impermeável de PVC evitará que você escorregue ou que seus pés entrem em contato com produtos corrosivos.
Produtos de limpeza:
Uma faxina mais pesada exige produtos mais fortes. Nesse caso, os detergentes e sabões utilizados diariamente não irão remover a sujeira grossa. Anote os produtos indicados para cada tipo de sujeira:
Respingos de tinta: utilize álcool, ácido nítrico e solvente.
Ceras e graxas: o mais indicado é aplicar cloro, bicarbonato de sódio e saponáceo.
Ferrugem: o saponáceo também apresentará bons resultados, bem como a água sanitária.
Lodo: muito inconveniente, o lodo que aparece em locais úmidos, poderá ser removido com amoníaco.
Alguns produtos devem ser evitados, pois podem danificar pisos e azulejos, como limpa alumínio, soda cáustica, água sanitária pura e limpa forno. E lembre-se: sempre que for utilizar produtos mais fortes, dilua em água, isso evitará danos a sua casa nova e a sua saúde. E após a limpeza, remova totalmente os produtos utilizando bastante água, jamais os deixe secar sobre a superfície que está sendo limpa. E mantenha portas e janelas abertas para eliminar o forte odor dos produtos.
Comece pelos fundos
Comece removendo todo o lixo pesado, como latas de tintas vazias, restos de areia e do revestimento que sobrou, bem como os sacos de cimento. Providencie uma caçamba com antecedência para que o descarte seja feito de maneira correta. Inicie a limpeza do fundo para a frente da casa e sempre do teto para o chão.
Equipamentos que vão lhe ajudar
Fazer toda a limpeza no braço, além de ser muito cansativo, não lhe trará bons resultados. Para isso, existem alguns equipamentos de limpeza doméstica que vão lhe ajudar a deixar tudo brilhando. Uma escada, por exemplo, não pode faltar, ela será útil para lhe auxiliar na limpeza do teto e das paredes.
Uma boa lavadora de alta pressão também lhe ajudará na remoção da sujeira pesada, gastando muito menos água. Isso mesmo, esse tipo de equipamento pode consumir até 80% menos água que as mangueiras convencionais, além de higienizar mais rápido e com menos esforço físico. Excelente para lavar calhas, telhados e janelas.
Outro equipamento que sempre faz falta em uma casa é o aspirador de pó. Pode substituir com muito mais eficiência a vassoura, pois além de realizar a sucção com extrema rapidez, evita que a poeira se espalhe, causando alergias ou outros problemas respiratórios. Além disso, ele é muito útil na limpeza do dia a dia, como na higienização de estofados, cortinas e tapetes.
Seguindo essas dicas simples, você com certeza irá concluir sua limpeza pós-obra com muito mais facilidade.
Fonte: G1