O artigo de hoje irá abordar Dicas Para Ser Um Ótimo Recepcionista. Pegou papel e caneta?
Você sabe a importância de um recepcionista? Com um papel fundamental em diversas áreas, esse profissional interage com inúmeras pessoas durante o dia e, principalmente, com os clientes. É naquele momento que o futuro prospect tem a primeira impressão de uma empresa, por isso, o recepcionista tem que ter a cara da empresa. A seguir, veja nossas dicas:
1 – Organização
A rotina do recepcionista é normalmente agitada, e descrever Dicas Para Ser Um Ótimo Recepcionista não é tarefa das mais fáceis, pois este profissional precisa atender a muitas pessoas e, às vezes, ao mesmo tempo. Portanto, ter um ambiente de trabalho organizado, em que as coisas são encontradas rapidamente e com facilidade, é essencial para não deixar ninguém aguardando muito tempo. Da mesma forma, é comum o recepcionista lidar com a agenda da instituição, marcando reuniões e organizando eventos. Se o profissional não for muito organizado e responsável com datas e horários, ele não desempenhará bem sua profissão.
2 – Flexibilidade
O foco do recepcionista é o bom atendimento, a quem quer que seja. Acontece que, algumas vezes, há vários clientes para atender e cada um solicitando algo diferente, muitas vezes algo inusitado, que não havia sido previsto pela organização do local. O recepcionista, então, não pode simplesmente dispensar a pessoa, já que não recebeu orientações sobre tal questão. Pelo contrário, o bom profissional precisa ser flexível para se adaptar às expectativas do cliente, criando formas de agradá-lo, mesmo quando algo novo for pedido.
3 – Sociabilidade
Se relacionar facilmente com outras e gostar de conversar é fundamental, afinal, você vai lidar com pessoas o dia inteiro sendo recepcionista. É muito comum também que este profissional seja interrompido constantemente por telefones tocando ou visitantes e, assim, precisa se relacionar bem com todos, não irritando-se por ser continuamente solicitado.
4 – Boa comunicação
Uma das funções do recepcionista é orientar clientes e funcionários e, para isso, é indispensável ter uma boa comunicação. Do contrário, você causará mal-entendidos e terá ainda mais trabalho para resolvê-los. O importante é ser claro na comunicação e falar com objetividade, não desviando do assunto ou abordando suas opiniões pessoais.
5 – Cordialidade
Tratar os outros com educação, simpatia e gentileza é uma qualidade essencial ao recepcionista. Muitas vezes, o profissional terá de atender a pessoas inoportunas, insatisfeitas ou até irritadas e, cabe a ele, permanecer sendo paciente e amável com todos. Afinal, ser ríspido com alguém só piora a situação nessas horas, além de sujar muito a imagem da empresa para quem você trabalha. Por isso, o bom recepcionista precisa se esforçar para sempre ser agradável no atendimento aos outros.
6 – Cuidado com a aparência
Como o recepcionista trabalha sendo visto por todos e atendendo a um grande número de pessoas, cuidar da aparência é fundamental para você transmitir uma boa imagem da empresa. No caso de mulheres, é importante estar com as unhas sempre feitas, cabelo arrumado e uma leve maquiagem. No caso de homens, é importante estar com as unhas aparadas e limpas, além de arrumar o cabelo pra não parecer desleixado.
A maioria dos locais têm uniformes específicos para essa função, mas se não houver, utilize roupas mais formais e cores neutras (a não ser que você seja informado de um padrão diferente).
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Fonte: Emprego Ligado