Limpeza é bom em qualquer circunstância não é mesmo? Mas e você, sabia que Higiene nos Aparelhos de Academia É Bom Para Saúde? Pois é, se não for realizado uma limpeza detalhada e correta, os aparelhos acumulam bactérias que podem causar inúmeras doenças e infecções, entre elas está a micose.
A grande rotatividade de pessoas nas academias dificulta a Higiene nos Aparelhos de Academia, além disso as bactérias eliminadas através do suor durante os exercícios físicos são as principais ameaças. Quando ficam acumuladas nos equipamentos e até mesmo nos acessórios utilizados nas atividades, essas bactérias podem causar infecções graves na pele, micoses e até mesmo a candidíase. Seja para qualquer atividade física, eles devem estar muito bem higienizados para evitar contaminações.
Por mais que seja difícil manter esses aparelhos sempre limpos, é possível manter a higiene de forma rápida. E como infelizmente não dá para saber como anda a saúde e os hábitos de higiene de cada indivíduo que teve contato com os aparelhos e objetos utilizados para malhar, é necessário ficar sempre alerta para evitar constrangimentos. Antes de iniciar os exercícios físicos nos aparelhos, certifique de que estão muito bem limpos e que o local seja bem arejado e com uma boa ventilação.
Como limpar os aparelhos?
Antes de utilizar os aparelhos, é preciso certificar se a academia está fazendo a limpeza correta: diariamente e, de preferência, três vezes ao dia. A melhor maneira de higienizar os aparelhos e objetos nas academias é usando álcool e papel toalha. O uso de toalhas ou outros tecidos não é recomendado, pois eles podem espalhar as bactérias e causar uma contaminação ainda maior ao invés de limpar os aparelhos. Algumas academias adquiriram o método de disponibilizar bombinhas com desinfetante para que os alunos pudessem fazer a limpeza dos seus aparelhos antes de iniciar as atividades. Tudo para proteger a saúde e garantir que tudo esteja bem limpo na hora de fazer os exercícios.
Como evitar a contaminação?
Para evitar a contaminação de bactérias e outras doenças, além de certificar se o ambiente e os aparelhos estão limpos, vale a pena se proteger para não ter contato direto com os equipamentos. Use sempre roupas que protejam o seu corpo, como calças de ginástica, meias – de preferência compridas – e tênis para proteção dos pés.
Nunca compartilhe utensílios de uso pessoal como toalhas, peças de roupa, garrafas entre outros objetos. E ao terminar de praticar as atividades físicas, se possível, lave bem as mãos após utilizar um aparelho. É essencial tomar um bom banho ao chegar em casa, assim você estará livre de contaminações. Caso apresente coceiras, manchas e demais problemas pelo corpo, procure um médico especialista.
Para mais informações, conheça nossos serviço de Limpeza de Academias clicando aqui!
Fonte: Dicas de Mulher